Colégio Centenário de Santa Maria reúne escolas de outros municípios para uma competição escolar

Rebeca Kroll

Colégio Centenário de Santa Maria reúne escolas de outros municípios para uma competição escolar
Foto: Eduardo Ramos

Entre os dias 27 e 29 de outubro o Colégio Metodista Centenário de Santa Maria promoveu a 88ª Olimpíada Metodista. A competição reuniu cerca de 100 alunos, entre eles estudantes da rede de diferentes municípios. O objetivo é promover integração e assegurar uma educação de qualidade aliada a prática esportiva.

As Olímpiadas Metodistas ocorrem anualmente, sempre no mês de outubro, de forma itinerante e envolve o Colégio Americano de Porto Alegre e o Colégio União de Uruguaiana. A cada edição uma das três escolas da Região Sul é escolhida para sediar o evento. Neste ano a de Santa Maria completou 100 anos de existência e por isso foi a anfitriã da competição.

– É sempre com muita alegria que a gente participa com os nossos atletas e está excelente a organização e o acolhimento. Nós de Uruguaiana somos da fronteira e tudo é muito longe, então poder ofertar para os nossos alunos uma oportunidade de viajar é muito bom e eles abraçam com força, tanto que umas sete famílias vieram junto prestigiar o evento –relata Andrea Holzschuk, coordenadora pedagógica do Colégio União.

Uma competição histórica

As Olimpíadas acontecem desde 1928 e é considerada a mais antiga Competição escolar do Brasil. A diretora do Colégio Centenário, Ana Beatriz Pereira Antunes, conta que durante a cerimônia de abertura representantes de cada década da competição estiveram presentes.

– A representante da década de 1930 foi uma senhora de 101 anos que veio na abertura e entrou com a nossa tocha olímpica. Portanto, muitas memórias afetivas são criadas aqui, muitos laços que vão além do conteúdo escolar. A olimpíada gera relações pessoais e as nossas escolas primam muito por isso – explica a diretora.

Durante os três dias as equipes esportivas das escolas se enfrentaram em diversas modalidades. Os alunos jogaram partidas de futebol, basquete e vôlei. Pedro Ramão, 16 anos, é estudante do Colégio Americano e participa pela primeira vez da disputa, para ele o evento é muito divertido.

– Eu estou participando de basquete e de vôlei e está sendo incrível. É a primeira vez que viemos para Santa Maria, ninguém da nossa equipe tinha vindo antes por causa da pandemia, então está sendo muito bacana. Eu achei o colégio daqui muito bonito, gostei da escola e acho importante vir conhecer as outras escolas da rede e é legal essa competição, integração e brincadeira. Esses últimos dias foram de competição, mas depois o que fica é a amizade – comenta Pedro.

Para garantir a segurança dos estudantes o colégio firmou uma parceria com faculdade locais. Acadêmicos de fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Fransciscana (UFN) e da Universidade Luterana (ULBRA) estiveram presentes realizando massagens e cuidando dos atletas. Além disso técnicos de enfermagem do Sistema de Ensino Gaúcho (SEG), também estavam a disposição no local.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil registrou a morte de 207 homens por câncer de mama em 2020 Anterior

Brasil registrou a morte de 207 homens por câncer de mama em 2020

Grupo Diário transmite ao vivo  o segundo turno das Eleições 2022 Próximo

Grupo Diário transmite ao vivo  o segundo turno das Eleições 2022

Geral